Sexta-feira, 15 de Dezembro, 2017
Media

Marcelo teve o dobro do “tempo de antena” de Cavaco ao fim de um ano de mandato

Completado o primeiro ano de mandato, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já teve mais de mil horas de presença na TV, quase o dobro do que sucedeu com o seu antecessor, Cavaco Silva, no período homólogo do seu segundo mandato. Também na Imprensa, não houve um dia em que não fosse mencionado; na televisão, só não foi visto em sete dias, e na rádio não foi escutado em 37 dias. Estes números são de um estudo elaborado pela Cision e agora divulgado.

Segundo o referido trabalho, aqui citado da revista Meios & Publicidade, foram editadas durante este período, em Portugal, 118.247 notícias com referências ao actual Chefe do Estado.

Na televisão, meio que conhece bem e onde se sente à vontade, Marcelo Rebelo de Sousa gerou um total de 1.060 horas de emissão entre as várias estações. Na rádio, embora mais baixos, os números não deixam de ser significativos, com 208 horas de programação. 

“Também na Internet a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma constante. Só em Portugal, foram publicadas 52.280 peças informativas em que o seu nome foi mencionado. (...) Nos sites noticiosos internacionais monitorizados pela Cision, foram detectados quase 20 mil artigos (19.733, em concreto) com referências ao Chefe do Estado Português.” 

O objecto de análise deste estudo são todas as notícias mencionando Marcelo Rebelo de Sousa, veiculadas no espaço editorial português e internacional. O trabalho incide sobre o período decorrido entre os dias 9 de Março de 2016, data da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, e 6 Março de 2017.

Em Números:

Imprensa (Portugal)  – 18.342 artigos

TV (Portugal)  – 39.940 artigos

Rádio (Portugal)  – 7.685 artigos

Internet (Portugal)  – 52.280 artigos

Total (Portugal)  – 118.247 artigos

Horas TV (Portugal)  – 1.060 horas (44 dias e 3 horas)

Horas Rádio (Portugal)  – 208 horas (8 dias e 15 horas)

Internacional  – 19.733 artigos

 

Mais informação na Meios & Publicidade

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Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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