Quinta-feira, 19 de Outubro, 2017
Media

Marcelo teve o dobro do “tempo de antena” de Cavaco ao fim de um ano de mandato

Completado o primeiro ano de mandato, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já teve mais de mil horas de presença na TV, quase o dobro do que sucedeu com o seu antecessor, Cavaco Silva, no período homólogo do seu segundo mandato. Também na Imprensa, não houve um dia em que não fosse mencionado; na televisão, só não foi visto em sete dias, e na rádio não foi escutado em 37 dias. Estes números são de um estudo elaborado pela Cision e agora divulgado.

Segundo o referido trabalho, aqui citado da revista Meios & Publicidade, foram editadas durante este período, em Portugal, 118.247 notícias com referências ao actual Chefe do Estado.

Na televisão, meio que conhece bem e onde se sente à vontade, Marcelo Rebelo de Sousa gerou um total de 1.060 horas de emissão entre as várias estações. Na rádio, embora mais baixos, os números não deixam de ser significativos, com 208 horas de programação. 

“Também na Internet a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma constante. Só em Portugal, foram publicadas 52.280 peças informativas em que o seu nome foi mencionado. (...) Nos sites noticiosos internacionais monitorizados pela Cision, foram detectados quase 20 mil artigos (19.733, em concreto) com referências ao Chefe do Estado Português.” 

O objecto de análise deste estudo são todas as notícias mencionando Marcelo Rebelo de Sousa, veiculadas no espaço editorial português e internacional. O trabalho incide sobre o período decorrido entre os dias 9 de Março de 2016, data da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, e 6 Março de 2017.

Em Números:

Imprensa (Portugal)  – 18.342 artigos

TV (Portugal)  – 39.940 artigos

Rádio (Portugal)  – 7.685 artigos

Internet (Portugal)  – 52.280 artigos

Total (Portugal)  – 118.247 artigos

Horas TV (Portugal)  – 1.060 horas (44 dias e 3 horas)

Horas Rádio (Portugal)  – 208 horas (8 dias e 15 horas)

Internacional  – 19.733 artigos

 

Mais informação na Meios & Publicidade

Connosco
Relatório assinala em Espanha quebra do consumo de TV por assinatura Ver galeria

O consumo doméstico de televisão por assinatura em Espanha, no ano de 2016, foi de 14,5 euros por mês, por habitação, o que significa quase 21% do seu gasto total em tecnologias de informação e comunicação. Esta quantia é 6,5% inferior à de 2015, que se situava numa média de 15,4%. Os dados são do relatório La sociedad en red 2016, elaborado pelo Observatorio Nacional de las Tecnologías de la Sociedad de la Información (ONTSI).

As imagens e as palavras depois da tragédia Ver galeria

A tragédia causada pelos incêndios no centro e norte do País, neste domingo 15 de Outubro, já considerado “o pior dia do ano” em número de ocorrências (mais de 500), simultâneas ou consecutivas, é retratado nas primeiras páginas dos jornais de 17. Quase todos destacam os números das vítimas, somando as de agora às de Pedrógão. Os dois jornais que usam a mesma foto, de três mulheres junto de uma casa destruída, abraçando-se ao lado de uma menina, são também os que procuram as palavras fortes para caracterizar o ocorrido: “Imperdoável” (Correio da Manhã); “Cem mortes sem desculpa” (Jornal de Notícias). 

O Clube

Está formado o Júri que vai apreciar os trabalhos concorrentes ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído pelo Clube Português de Imprensa (CPI) e pelo Jornal Tribuna de Macau (JTM),  com o apoio da Fundação Jorge Álvares.

O Júri será presidido por Dinis de Abreu, em representação do CPI, e integrado pelos jornalistas José Rocha Diniz, fundador e administrador do Jornal Tribuna de Macau, José Carlos de Vasconcelos, director do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, Carlos Magno, pela Fundação Jorge Álvares e por José António Silva Pires, também do CPI.


ver mais >
Opinião
A comunicação social e a Catalunha
Francisco Sarsfield Cabral
A crise da Catalunha foi, em grande parte, feita para a comunicação social. Os independentistas catalães estavam nos últimos anos a perder adeptos. Uma forma de atrair para a causa os moderados seria provocar Madrid a usar a força policial na região e em particular em Barcelona. Correram mundo as imagens televisivas de polícias nacionais a carregar sobre pessoas que queriam votar no simulacro de referendo. O que descredibilizou...
Ao completar 25 anos, a SIC  cresceu, mas não se emancipou nem libertou o seu criador de preocupações. Francisco Pinto Balsemão, com 80 anos feitos, merecia um sossego que não tem, perante a crise que atingiu o Grupo de media que construiu do zero . Balsemão ganhou vários desafios, alguns deles complexos, desde que lançou o Expresso nos idos de 70 do século passado - o seu “navio-almirante”, como gosta de...
Na semana passada aconteceu o que há muito se esperava – um dos maiores grupos de comunicação anunciou que vai encerrar ou vender a maior parte dos seus títulos de imprensa. A braços com um endividamente gigantesco, acaba por reconhecer que as receitas que obtém, quando existem, são insuficientes para inverter a situação criada ao longo de anos. O cenário actual complica tudo: é devastador folhear um jornal...
Peter Barbey, actual proprietário (desde 2015) do The Village Voice, anunciou em 22 de Agosto o fim da edição impressa do semanário nova-iorquino, após 62 anos de publicação, continuando a ser produzida a versão digital. A edição impressa – gratuita desde há 21 anos -  tinha actualmente uma tiragem de 120 mil exemplares, enquanto a versão digital, segundo a comScore (empresa de análise de...
Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Agenda
20
Out
20
Out
Facebook para Jornalistas
12:00 @ Cenjor,Lisboa
23
Out
II Congresso Internacional sobre Competências Mediáticas
16:00 @ Brasil, Faculdade de Comunicação – Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais
23
Out
Atelier de Jornalismo Digital
18:30 @ Cenjor,Lisboa