Terça-feira, 22 de Agosto, 2017
Media

Um novo feminismo conquista espaço na cultura digital

A cultura digital está a conferir “armas muito poderosas às mulheres, o que propicia a emergência de um novo feminismo”. A agenda das Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher propõe um planeta 50-50 no mundo laboral, em 2030, mas já hoje, em 2017, “as mulheres estão em clara maioria na cultura digital; a revolução digital e tecnológica está a exercer um papel decisivo no ‘empoderamento’ das mulheres”. Esta reflexão é de Miguel Ormaetxea, editor de Media-tics, a propósito da celebração do 8 de Março.

“As mulheres estão a conquistar a Internet”  -  afirma Ormaetxea. “Na maior rede social do mundo, o Facebook, há mais 11% de mulheres do que homens. Há três vezes mais mulheres do que homens noutra rede social, a Pinterest. As mulheres também são uma maioria esmagadora no Instagram. Os blogs escritos por mulheres estão em maioria absoluta na rede. As mulheres estão a tomar a liderança digital e isto supõe uma mudança cultural de grande transcendência.”  (...) 

Segundo o autor, “ao feminismo do tipo Simone de Beauvoir seguem-se novas heroínas como Sheryl Sandberg, número dois no Facebook”. 

“Este novo feminismo não pretende bater-se contra os homens, nem como eles. São os novos modelos de uma geração que está a dar nova visibilidade ao feminismo no espaço público. Caracteriza-se pela ausência de directrizes hegemónicas, havendo antes uma interessante multiplicidade de vozes.”  (...) 

Muitos destes novos sites “não têm possibilidade de comentários, como se as mulheres quisessem proteger-se dos numerosos trolls machistas que inundam a Internet. Também emerge uma crítica cultural feminista, que pretende manifestar um ponto de vista feminino em muitos sectores maioritariamente dominados por homens”.

 

 

Mais informação no artigo original, em Media-tics

Connosco
Como a prometida liberdade em “rede social” nos trouxe à ditadura das notícias falsas Ver galeria

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Este artigo é o terceiro da série sobre o tema “Da pós-verdade ao risco da pós-imprensa”, no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

Dois anos de notícias falsas, com duas plataformas chamadas à responsabilidade Ver galeria

A chamada “era de ouro das notícias falsas” não tem mais de dois anos, e está hoje bem documentada, pelo que vale a pena rever a sua história. É este o tema de um artigo do jornalista Nelson de Sá, da Folha de S. Paulo, que descreve o que se passou com o “duopólio” Google-Facebook  -  a sua inicial desvalorização do problema, as tentativas de auto-justificação, as primeiras medidas de controlo e o reconhecimento de que a estrutura de financiamento das grandes plataformas está edificada para premiar o que é “viral”, não o que é verdadeiro.

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O Clube Português de Imprensa fecha em Agosto para férias. E este site também. A partir de 31 de Julho e até 27 de Agosto não serão feitas as habituais actualizações diárias.

Em vésperas de fazermos esta pausa, e à semelhança do que já aconteceu no Verão passado, queremos agradecer aos jornalistas (e aos não jornalistas) pela sua preferência e que têm contribuído com as suas visitas regulares para alargar a audiência deste espaço, lançado há  menos de dois anos, com objectivo de constituir uma alternativa de informação e de reflexão sobre os jornalismo e os jornalistas, sem receio de problematizar as questões que hoje se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, tanto  às empresas editoriais como aos profissionais do sector.

São esses os conteúdos que privilegiamos, a par da cobertura das actividades do Clube, desde os ciclos de jantares-debate, em parceria com o CNC-Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau; e ao Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, instituído pelo CNC, em conjunto com o CPI e a Europa Nostra .

No regresso prometemos mais novidades no Clube e no site. Boas Férias!   


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