null, 25 de Junho, 2017
Media

Jornal gratuito “Metro” tornou-se o mais lido no Reino Unido

Desde o inicio do debate sobre o Brexit que os jornais britânicos têm vindo a ser acusados de tomar partido nesta matéria politica. No entanto -  como refere Miriam Garcimartin num artigo publicado no site media-tics - há, pelo menos, um jornal que se mantém neutro, e que por isso tem tido maior audiência.

O Metro já ultrapassou o The Sun, sendo actualmente o diário impresso mais lido no Reino Unido. O jornal gratuito regista 10.4 milhões de leitores por mês, enquanto que o tabloide se ficou pelos 10,1 milhões.

No entanto, se somarmos a internet e o papel, é o The Daily Mail que alcança maior número de leitores, com 29 milhões por mês, seguido pelo The Sun, com 26,2 milhões. Já o The Guardian desceu para quarto lugar por causa da quebra de audiências no digital.

O Metro tornou-se um jornal atraente por ter sido o único a manter-se neutro nas grandes questões politicas; não inclui nas suas páginas artigos de opinião e não toma partido por nenhuma das opções, apesar de o editor do Grupo, Paul Dacre, ser um convicto defensor da esquerda britânica.

O diário é distribuído em várias cidades e junto de um publico mais jovem e liberal. A sua filosofia é a de manter os cidadãos informados, para que sejam eles a tomar as suas decisões.

Apesar da subida de audiências do Metro, houve uma diminuição de 9% no número de leitores, enquanto que os outros títulos do Grupo, The Daily Mail e The Mail on Sunday, apresentaram apenas uma descida de 3%.

A diferença nas receitas também é enorme: 65 milhões de libras no gratuito e 484 milhões nos pagos, e é provocada pela diminuição da publicidade nos suportes impressos, bem como por a libra mais fraca e pela subida do custo do papel.

 

Connosco
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Portugal aparece no segundo lugar entre os países europeus, logo a seguir à Finlândia, no índice de confiança nas notícias (ficando o Brasil entre os dois). A Finlândia atinge os 62%, Portugal chega aos 58%, e os países mais em baixo, Grécia e Coreia do Sul, ficam nos 23%. Estes são alguns números do Digital News Report 2017 do Reuters Institute, que sublinha no texto de sumário que “a revolução digital está cheia de contradições e excepções” e que as diferenças para cada país podem ser procuradas nas páginas que lhes são dedicadas, no desenvolvimento do relatório.

O Clube

 
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia é a nova iniciativa promovida pelo Clube Português de Imprensa (CPI) em parceria com o Jornal Tribuna de Macau (JTM), no quadro das comorações que assinalam o 35º aniversário daquele diário de língua portuguesa em Macau.

Com o valor de 10 mil euros e periodicidade anual, o Prémio será atribuído por um Júri constituído por representantes do CPI, do JTM e por personalidades de reconhecido mérito na área do jornalismo ou que se tenham distinguido na defesa, divulgação ou ensino da Língua Portuguesa no Mundo.

Trata-se, pois, de um novo Prémio que, de acordo com o respectivo Regulamento (que inserimos noutro espaço deste site) se destina “a jornalistas e à Imprensa de Língua Portuguesa de todo o Mundo, em suporte papel ou digital”. 


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Agenda
11
Jul
Exposição de Jornais Centenários em Bruxelas
09:00 @ Parlamento Europeu, Bruxelas
12
Jul
Curso de Verão “Jornalismo de Investigação”
09:00 @ Universidade Internacional Menéndez Pelayo, Santander
13
Jul
Westminster Media Forum
09:00 @ Central London, Londres
27
Jul
Festival de Jornalismos de Verão
09:00 @ Couthures, França