Sexta-feira, 18 de Janeiro, 2019
Media

Editor do "Breitbart News" abre polémica no Pulitzer Hall

Um dos editores de Breitbart News  - o site de direita cujo principal fundador, Steve Bannon, é hoje conselheiro especial de Donald Trump -  acusou os grandes meios noticiosos de referência nos EUA de praticarem um jornalismo de preconceito e inexactidão. “A verdadeira ameaça à confiança do público nos media são todas estas falsas histórias que os nossos colegas têm produzido. Eu não acho que estejam a ler muitas notícias falsas no Breitbart.”

John Carney, o novo editor de economia do referido site, fez estas afirmações no Pulitzer Hall da Escola de pós-graduação em Jornalismo da Columbia University, na qualidade de convidado para um painel organizado pela Columbia Journalism Review, The Guardian e a agência Reuters. Com ele encontravam-se jornalistas do New York Times, The Guardian, da CNN e The New Yorker, para debaterem o futuro do jornalismo na era de Trump. 

A sua descrição da linha editorial do Breitbart é “nacionalista de centro-direita”, uma certa distância em relação ao título de Alt-right, que lhe fora atribuído pelo próprio Steve Bannon. A sua atitude em relação à Imprensa tradicional de referência foi de desafio explícito: 

“Vocês acham que têm gente suficiente, nas vossas empresas noticiosas, que compreenda e simpatize com a visão do mundo de Trump? Ou acham que têm sobretudo pessoas que encaram o ponto de vista de Trump, não só errado como também maléfico?” 

Elisabeth Bumiller, directora da delegação do New York Times em Washington, respondeu quase instantaneamente: “Você tem gente suficiente, na sua empresa, que discorde do ponto de vista de Trump?” 

David Uberti, o autor desta notícia na Columbia Journalism Review, procurou, à saída, John Carney, para lhe agradecer “ter-se aventurado a entrar na ‘cova dos leões’ do jornalismo de elite”  - o Pullitzer Hall -  e por “ter defendido o que muitos, nesta sala, consideravam uma publicação indefensável”. 

“Ele respondeu que a antipatia tornava ainda mais importante, para si, o facto de ter vindo.” 


A notícia original, na íntegra, na CJR

Connosco
António Martins da Cruz em Janeiro no ciclo de jantares-debate “Portugal: que País vai a votos?” Ver galeria

O próximo orador-convidado do novo ciclo de jantares-debate subordinado ao tema “Portugal: que País vai a votos?” é o embaixador António Martins da Cruz, um observador atento, persistente e ouvido da realidade portuguesa, que aceitou estar connosco.

A conferência está marcada para o próximo dia 24 de Janeiro na Sala da Biblioteca do Grémio Literário, dando continuidade à iniciativa lançada há cinco anos pelo CPI -  Clube Português de Imprensa, em parceria com o CNC – Centro Nacional de Cultura e o próprio Grémio.

Político e diplomata, António Manuel de Mendonça Martins da Cruz nasceu a 28 de Dezembro de 1946, em Lisboa. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, fez ainda estudos de pós-graduação na Universidade de Genebra, na Suíça.

Edição especial de "Charlie Hebdo" no aniversário do atentado Ver galeria

A revista satírica francesa Charlie Hebdo recordou o atentado de 7 de Janeiro de 2015, contra a sua redacção, publicando uma edição especial com a capa acima reproduzida, mostrando a imagem de um cardeal católico e um imã muçulmano soprando a chama de uma vela. Partindo desta imagem, o jornalista Rui Martins sugere que “ambos desejam a mesma coisa, em nome de Jesus ou Maomé: o advento do obscurantismo, para se apagar, enfim, o Iluminismo e mergulharmos novamente num novo período de trevas”.

Segundo afirma, “esse número especial não quer apenas relembrar a chacina, Charlie Hebdo vai mais longe”:
“Esse novo milénio, profetizado pelo francês André Malraux como religioso, será mais que isso. Será fundamentalista, fanático, intolerante e irá pouco a pouco asfixiar os livres pensadores até acabar por completo com o exercício da livre expressão.”

No Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube

O Novo Ano não se antevê fácil para os media e para o jornalismo.

Sobram os indicadores pessimistas, nos jornais, com a queda acentuada de  vendas,  e nas televisões, temáticas ou generalistas, com audiências degradadas e uma tendência em ambos os casos para a tabloidização, como forma  já desesperada de fidelização de  leitores e espectadores, atraídos por outras fontes de informação e de entretenimento.


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