Terça-feira, 22 de Agosto, 2017
Media

Jornais de referência sobem com assinantes que procuram informação de qualidade

Em tempo de pós-verdade, os leitores começam a aperceber-se que os conteúdos não conferidos, publicados nas redes sociais, contaminam a informação.

Por isso, passaram a escolher marcas de qualidade, o que se pode verificar se tivermos em conta os dados de alguns dos jornais diários de referência dos Estados Unidos - o New York Times, por exemplo, captou 267 mil  novos subscritores no quarto trimestre de 2016 (a maioria, após a vitória de Trump, nas eleições de Novembro).

Por outro lado, o Washington Post cresceu 75% em 2016. E, em Janeiro deste ano, viu aumentar em 30%  o número dos seus subscritores. Já, o Wall Street Journal progrediu cerca de 110 mil  subscritores nos últimos meses, tendo alcançado já um milhão de assinantes no digital.

Alguns analistas, veêm, por detrás destes números, uma reacção dos leitores, à enorme quantidade de noticias falsas, que se “materializaram” com o Brexit e Donald Trump…

Os media  encontram nesta análise uma possível “tábua de salvação” para os seus negócios, uma vez que as vendas de publicidade em suporte papel tem estado em queda.
Em  2016, esse fenómeno quase todos os jornais de referência. Os dados são elucidativos: quebras de receita de 20%  no New York Times, 15% no USA Today , 29%  no News Corporation, 20% no Wall Street Journal e 12% em média na imprensa australiana..Também o Financial Times, o Los Angeles Times e o Chicago Tribuner registaram diminuição nas receitas..

 

E o pior, é que a tendência detectada continua a ser negativa. De acordo com o relatório da  Magna Global, a aquisição de espaço publicitario nos jornais em papel, continuará em plano inclinado até 2021.

 

Leia aqui o artigo completo do media-tics.com

Connosco
Como a prometida liberdade em “rede social” nos trouxe à ditadura das notícias falsas Ver galeria

A história de como a Internet, depois de ter prometido dar voz e libertação a todos os marginalizados, desembocou na presente ditadura das fake news em “rede social”, é uma longa teia de ilusões aceitáveis e de equívocos pouco inocentes. O jornalista Marcelo Rech, presidente do Fórum Mundial de Editores, desfia esta narrativa num artigo extenso, mas de leitura indispensável. É melhor percebermos como chegámos até aqui. E, se pudermos, mantendo a atitude que ele escolheu como título  -  “Uma chance para o optimismo”.

Este artigo é o terceiro da série sobre o tema “Da pós-verdade ao risco da pós-imprensa”, no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

Dois anos de notícias falsas, com duas plataformas chamadas à responsabilidade Ver galeria

A chamada “era de ouro das notícias falsas” não tem mais de dois anos, e está hoje bem documentada, pelo que vale a pena rever a sua história. É este o tema de um artigo do jornalista Nelson de Sá, da Folha de S. Paulo, que descreve o que se passou com o “duopólio” Google-Facebook  -  a sua inicial desvalorização do problema, as tentativas de auto-justificação, as primeiras medidas de controlo e o reconhecimento de que a estrutura de financiamento das grandes plataformas está edificada para premiar o que é “viral”, não o que é verdadeiro.

O Clube


O Clube Português de Imprensa fecha em Agosto para férias. E este site também. A partir de 31 de Julho e até 27 de Agosto não serão feitas as habituais actualizações diárias.

Em vésperas de fazermos esta pausa, e à semelhança do que já aconteceu no Verão passado, queremos agradecer aos jornalistas (e aos não jornalistas) pela sua preferência e que têm contribuído com as suas visitas regulares para alargar a audiência deste espaço, lançado há  menos de dois anos, com objectivo de constituir uma alternativa de informação e de reflexão sobre os jornalismo e os jornalistas, sem receio de problematizar as questões que hoje se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, tanto  às empresas editoriais como aos profissionais do sector.

São esses os conteúdos que privilegiamos, a par da cobertura das actividades do Clube, desde os ciclos de jantares-debate, em parceria com o CNC-Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau; e ao Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, instituído pelo CNC, em conjunto com o CPI e a Europa Nostra .

No regresso prometemos mais novidades no Clube e no site. Boas Férias!   


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Opinião
Ser Jornalista
Dinis de Abreu

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