Sábado, 5 de Dezembro, 2020
Media

Jornalismo "reinventa-se" nos EUA e aposta nos temas locais

Os meios de comunicação, nos EUA, estão a fazer um esforço de “reinvenção” na nova era aberta pelo resultado das eleições presidenciais. Editores e jornalistas de vários dos mais conhecidos jornais de referência estiveram reunidos, na Universidade de Harvard, para partilhar experiências e o propósito de retomarem o seu papel de “garantes dos valores democráticos”. A divulgação de trabalhos de esclarecimento público sobre temas controversos, um esforço de envolvimento maior dos leitores, e uma aposta mais clara no jornalismo local, contam-se entre os caminhos propostos.

O primeiro caso apresentado no texto que citamos, em Media-Tics, é o do diário The Boston Globe, que decidiu, após o tiroteio de Junho de 2016, numa discoteca de Orlando, esclarecer o que está realmente em causa na venda desregulada de armas de tipo militar, como decorrente do respeito pela Segunda Emenda. Katie Kingsbury, a responsável pela edição digital, apresentou a primeira página dessa edição, que mostra uma imagem da M-15, a versão civil da espingarda de assalto M-16, usada na guerra do Vietname. 

O editorial lembra que a arma mais vulgar na América Colonial era o mosquete Brown Bess, que podia disparar um tiro a cada 20 segundos e abater tanto um homem como um alce, sendo usado por soldados ou civis e considerado a espingarda de assalto do seu tempo. A M-15 pode disparar 45 balas por minuto. 

Como sublinha o editorial, “neste país, o governo federal limita os caçadores de patos a usarem armas que só levam três cartuchos, para proteger a população dos patos; mas qualquer pessoa pode comprar uma arma de assalto em sete minutos e um número ilimitado de munições para a abastecer”. Isto coloca em perspectiva as interpretações permissivas que se fazem hoje da Segunda Emenda, à luz da realidade actual e da que era vivida pelos Founding Fathers da América.

Representantes de jornais como The Wall Street Journal, The New York Times e The Huffington Post, falaram do esforço feito na direcção do aumento de assinaturas, ou de pagamento de conteúdos escolhidos, e um jornalista da CNN contou que se sente, depois da “declaração de guerra” de Donald Trump, “um público cheio de fome de jornalismo, nestes momentos”.

Ainda segundo o texto de Media-Tics, “o jornalismo local tem muito a dizer nesta nova era mediática”. Os jornais com menos de 50 mil exemplares de circulação, nos EUA, são 6.851 (de um total de 7.071). O NiemanJournalismLab fez sobre eles um estudo que “convida ao optimismo”.

 

 
O artigo original, em Media-Tics; a imagem é da conferência de Katie Kingsbury, do Boston Globe, em Harvard

 

Connosco
União Europeia implementa medidas para proteger jornalistas... Ver galeria

A Comissão Europeia quer criminalizar o discurso e o incitamento ao ódio na internet, nomeadamente contra jornalistas. A instituição justificou a medida com o aumento das “ameaças físicas e ‘online’ e ataques a jornalistas” na UE, com frequentes “campanhas de difamação e de intimidação geral e interferências politicamente motivadas”.

“Os jornalistas são alvos de assédio, discurso de ódio e campanhas de difamação, por vezes até iniciadas por actores políticos, na Europa e fora, e as mulheres jornalistas são particularmente visadas”, reforçou a Comissão Europeia, notando que, por vezes, isso conduz “à autocensura e à redução do espaço para o debate público sobre questões importantes”.

Bruxelas recordou, igualmente, que, “nos últimos anos, a Europa tem testemunhado ataques brutais aos meios de comunicação social livres”, numa alusão aos assassinatos dos jornalistas Daphne Caruana Galizia, em Malta, e de Jan Kuciak, na Eslováquia.

Por isso mesmo, a Comissão Europeia vai, também, apresentar uma recomendação sobre a segurança dos jornalistas, visando “assegurar uma melhor implementação pelos Estados-membros das normas da recomendação do Conselho da Europa”.

... E lança plano de recuperação para os "media" e fórum europeu Ver galeria

A Comissão Europeia apresentou um plano de recuperação para os “media” europeus, cujas medidas deverão ser aplicadas no primeiro semestre de 2022.

Desta forma, “a Comissão facilitará um melhor acesso ao financiamento, estimulando os empréstimos, bem como o financiamento de capital próprio”.

Estas acções deverão ser complementadas com diálogos bilaterais, de forma a “aumentar o conhecimento do mercado dos meios de comunicação social europeus entre os investidores”.

Bruxelas diz, ainda, querer “prestar apoio dedicado, sob a forma de subsídios para parcerias de colaboração com os meios de comunicação social”, para promover o jornalismo colaborativo e transfronteiriço.

Outra das medidas propostas é a criação de um fórum europeu, para envolver as partes interessadas, incluindo autoridades reguladoras, representantes de jornalistas, organismos de autorregulamentação, sociedade civil e organizações internacionais.

O Clube


Faz cinco anos que começámos este
site, desenhado por Nuno Palma, webdesigner e docente universitário, que desde então colabora connosco.

O projecto foi lançado com uma modéstia de recursos que não mudou entretanto, porque escasseiam os mecenas e os poucos que se nos juntaram também se defrontaram com orçamentos penalizados, seja pela conjuntura económica, seja, mais recentemente, pela crise sanitária. 

Neste contexto, a sobrevivência é um desafio diário, e um lustre de existência deste site é uma profissão de fé e uma teimosia.

O site constitui a respiração do CPI, fora de portas, e a nível global. Os primeiros passos foram dados sem qualquer publicidade. Aparecemos online e por aqui ficámos, procurando habilitar diariamente quem nos visita com a melhor informação sobre as actividades do Clube e o pulsar dos media e do jornalismo, sem restrições de credo, nem obediências de capela. Com rigor e independência.

Fomos recompensados. Só no último ano, de acordo com medições de audiência da Google Analytics, crescemos mais de 50% em sessões efectuadas e mais de 60% em utilizadores regulares. É algo de que nos orgulhamos.



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