Terça-feira, 22 de Agosto, 2017
Media

Notícias "à la carte" como terapêutica para a saturação informativa

Parar de ler notícias é recomendado por psicólogos que estudam os efeitos negativos para a saúde causados pelas más notícias. Mas as empresas noticiosas funcionam no pressuposto de que toda a gente precisa de ser constantemente informada. Uma espécie de solução intermédia seria fazer pausas voluntárias de noticiário, e voltar com um plano de consumo bem estruturado. E, claro, já há jornalistas a pensar nisso.

É este o tema de uma reflexão feita pela jornalista norte-americana Melody Kramer, no Poynter.org, que começa por dizer que, desde as eleições presidenciais nos EUA, muitas pessoas que conhece “fizeram uma pausa de notícias, das redes sociais ou uma combinação das duas coisas”. 

Uma sugestão que adianta seria um website onde o utente pudesse dizer durante quanto tempo desejava ficar sem notícias, e que tipo de noticiário gostaria de encontrar no regresso. Isto podia funcionar, diz a autora, por meio de newsletters onde ficasse claro que queria tirar uma “folga” de tantos dias, ou semanas, ou meses, e depois disso ser actualizado com que frequência. 

Melody Kramer adianta o nome de Aram Zucker-Scharff, do Salon Media Group, que já está a trabalhar nesta ideia, incluindo a possibilidade de tocar na tecla pause em determinado tópico, para continuar, por exemplo, a “seguir as notícias desportivas enquanto faz um intervalo de política”. 

“Devíamos tornar fácil às pessoas fazerem um regresso lento ao noticiário, sem terem de agarrar tudo imediatamente”  -  diz ainda, sugerindo rubricas como o “Explique-me como se eu tivesse cinco anos”, do Reddit

“E se as pessoas não quiserem noticiário, que mais lhes podemos dar?” Neste ponto, Melody Kramer sugere coisas como clubes de leitura de livros, por exemplo. Mas é quando a questão se põe à própria classe que produz as notícias, os jornalistas, que as coisas parecem menos simples. 

“Se você trabalha no noticiário, evidentemente, nem sempre é possível desligar-se.” E remete então para outros artigos publicados por si, sobre como ter esse cuidado consigo mesmo e de que modo os jornalistas tratam as suas férias: “Divirta-se (se tiver tempo)!” 


O artigo original, no Poynter.org, onde colhemos também a imagem incluída

Connosco
Como a prometida liberdade em “rede social” nos trouxe à ditadura das notícias falsas Ver galeria

A história de como a Internet, depois de ter prometido dar voz e libertação a todos os marginalizados, desembocou na presente ditadura das fake news em “rede social”, é uma longa teia de ilusões aceitáveis e de equívocos pouco inocentes. O jornalista Marcelo Rech, presidente do Fórum Mundial de Editores, desfia esta narrativa num artigo extenso, mas de leitura indispensável. É melhor percebermos como chegámos até aqui. E, se pudermos, mantendo a atitude que ele escolheu como título  -  “Uma chance para o optimismo”.

Este artigo é o terceiro da série sobre o tema “Da pós-verdade ao risco da pós-imprensa”, no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

Dois anos de notícias falsas, com duas plataformas chamadas à responsabilidade Ver galeria

A chamada “era de ouro das notícias falsas” não tem mais de dois anos, e está hoje bem documentada, pelo que vale a pena rever a sua história. É este o tema de um artigo do jornalista Nelson de Sá, da Folha de S. Paulo, que descreve o que se passou com o “duopólio” Google-Facebook  -  a sua inicial desvalorização do problema, as tentativas de auto-justificação, as primeiras medidas de controlo e o reconhecimento de que a estrutura de financiamento das grandes plataformas está edificada para premiar o que é “viral”, não o que é verdadeiro.

O Clube


O Clube Português de Imprensa fecha em Agosto para férias. E este site também. A partir de 31 de Julho e até 27 de Agosto não serão feitas as habituais actualizações diárias.

Em vésperas de fazermos esta pausa, e à semelhança do que já aconteceu no Verão passado, queremos agradecer aos jornalistas (e aos não jornalistas) pela sua preferência e que têm contribuído com as suas visitas regulares para alargar a audiência deste espaço, lançado há  menos de dois anos, com objectivo de constituir uma alternativa de informação e de reflexão sobre os jornalismo e os jornalistas, sem receio de problematizar as questões que hoje se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, tanto  às empresas editoriais como aos profissionais do sector.

São esses os conteúdos que privilegiamos, a par da cobertura das actividades do Clube, desde os ciclos de jantares-debate, em parceria com o CNC-Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau; e ao Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, instituído pelo CNC, em conjunto com o CPI e a Europa Nostra .

No regresso prometemos mais novidades no Clube e no site. Boas Férias!   


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