null, 26 de Maio, 2019
Media

Programa de TV em Espanha pioneiro na “verificação de factos”

Informar com rigor é o primeiro dever de qualquer jornalista. Em caso de erro involuntário, ou de imprecisão, o segundo dever é o de corrigir o seu próprio texto. A profusão de situações em que já não se sabe bem se o engano foi involuntário ou intencional, muito ampliada pela velocidade da revolução digital, deu mais protagonismo à necessidade de verificação constante dos factos. Uma jornalista espanhola que participa, desde o início, no desenvolvimento desta disciplina no país vizinho, conta como tem sido. O trabalho de Natalia Hernández vem publicado na mais recente edição de Cuadernos de Periodistas, da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

Segundo um estudo do Reuters Institute, que a autora cita, o chamado fact-checking chegou à Europa em 2005, sendo o blog do Channel 4 News, para cobrir as eleições gerais no Reino Unido, um dos primeiros exemplos de verificação de factos deste lado do Atlântico. 

Em Espanha apareceu um pouco mais tarde, em 2013, quando Ana Pastor, usando a sua experiência na CNN, passou a apresentar El Objetivo no canal La Sexta (onde é redactora Natalia Hernández).O programa mistura “entrevistas duras e incisivas”, segundo esta explica, com “reportagens e secções que permitem a todo o momento controlar os representantes políticos” pelo que disseram ou fizeram. 

O formato do programa é inovador, “sem mesas de painel ou debates de opinião”. Ana Pastor e Natalia Hernández apresentam juntas a secção “Provas de Verificação”, expondo os dados e vídeos num monitor de grande dimensão.

Natalia Hernández descreve o modo de trabalho da equipa e afirma:

“Uma vez decidida a nossa aposta, interessa-nos saber se o político é reincidente. E também contrapor a opinião do seu opositor sobre o mesmo assunto. Nestes casos é muito comum encontrar falta de rigor e manipulação. Cada um usa os dados segundo o seu capricho. Retorcem-se muito os números, ainda mais em campanha eleitoral.”  

A investigação procura sempre as fontes oficiais e os melhores peritos em cada matéria, “para que nos indiquem possíveis interpretações sobre o assunto”.

O Poynter Institute dinamizou uma rede de organismos de fact-checking (entre os quais se conta este programa El Objetivo), que já conta 35 membros, de 27 países, em torno de um compromisso de transparência sobre a sua metodologia, fontes e uma “política de correcções aberta e honesta”.

 

O artigo de Natalia Hernández, na íntegra, no site da APM

Connosco
Prémios Europeus de Jornalismo privilegiam grandes reportagens Ver galeria

Foram designados os vencedores do European Press Prize, que contempla, desde 2013, os melhores trabalhos do jornalismo europeu, como uma espécie de equivalente europeu do famoso Prémio Pulitzer nos EUA. A cerimónia de atribuição, realizada na sede do diário Gazeta Wyborcza, em Varsóvia, nomeou cinco meios de comunicação e a rede de jornalistas  Forbidden Stories, que prossegue e procura concluir as reportagens de investigação de profissionais que deram a vida por elas.

Os jornais onde foram publicados os trabalhos premiados são a Der Spiegel, o El País Semanal e o Süddeutsche Zeitung Magazin, The Guardian e o site de jornalismo de investigação Bellingcat, no Reino Unido. O júri, que examinou centenas de trabalhos vindos de toda a Europa, era constituído po Sir Harold Evans, da Reuters, Sylvie Kauffmann, de Le Monde, Jorgen Ejbol, do Jyllands-Posten, Yevgenia Albats, de The New Times, e Alexandra Föderl-Schmidt, do Süddeutsche Zeitung.

Crise actual do jornalismo é "diferente de todas as que já teve" Ver galeria

O jornalismo “já não é mais o que era antigamente, e as pessoas e as sociedades relacionam-se hoje de forma distinta, muitas vezes abrindo mão do jornalismo para isso”. Em consequência, o jornalismo “está numa crise diferente de todas as que já teve: não é só financeira, mas política, ética, de credibilidade, de governança”.

“Mas é importante ter em mente que não se pode resolver um problema tão complexo assim com uma bala de prata, com uma tacada perfeita. A crise afecta profissionais, públicos e organizações de forma distinta, inclusive porque tem escalas distintas. Um pequeno jornal do interior é afectado pela crise de um modo e não pode responder a ela como um New York Times. A crise é frenética, dinâmica e complexa. Enfrentá-la é urgente.”

Esta reflexão é de Rogério Christofoletti , docente de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, que sintetiza o seu pensamento sobre esta matéria num livro acabado de lançar  - “A crise do jornalismo tem solução?” -  e responde a uma entrevista no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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