null, 17 de Dezembro, 2017
Media

Programa de TV em Espanha pioneiro na “verificação de factos”

Informar com rigor é o primeiro dever de qualquer jornalista. Em caso de erro involuntário, ou de imprecisão, o segundo dever é o de corrigir o seu próprio texto. A profusão de situações em que já não se sabe bem se o engano foi involuntário ou intencional, muito ampliada pela velocidade da revolução digital, deu mais protagonismo à necessidade de verificação constante dos factos. Uma jornalista espanhola que participa, desde o início, no desenvolvimento desta disciplina no país vizinho, conta como tem sido. O trabalho de Natalia Hernández vem publicado na mais recente edição de Cuadernos de Periodistas, da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

Segundo um estudo do Reuters Institute, que a autora cita, o chamado fact-checking chegou à Europa em 2005, sendo o blog do Channel 4 News, para cobrir as eleições gerais no Reino Unido, um dos primeiros exemplos de verificação de factos deste lado do Atlântico. 

Em Espanha apareceu um pouco mais tarde, em 2013, quando Ana Pastor, usando a sua experiência na CNN, passou a apresentar El Objetivo no canal La Sexta (onde é redactora Natalia Hernández).O programa mistura “entrevistas duras e incisivas”, segundo esta explica, com “reportagens e secções que permitem a todo o momento controlar os representantes políticos” pelo que disseram ou fizeram. 

O formato do programa é inovador, “sem mesas de painel ou debates de opinião”. Ana Pastor e Natalia Hernández apresentam juntas a secção “Provas de Verificação”, expondo os dados e vídeos num monitor de grande dimensão.

Natalia Hernández descreve o modo de trabalho da equipa e afirma:

“Uma vez decidida a nossa aposta, interessa-nos saber se o político é reincidente. E também contrapor a opinião do seu opositor sobre o mesmo assunto. Nestes casos é muito comum encontrar falta de rigor e manipulação. Cada um usa os dados segundo o seu capricho. Retorcem-se muito os números, ainda mais em campanha eleitoral.”  

A investigação procura sempre as fontes oficiais e os melhores peritos em cada matéria, “para que nos indiquem possíveis interpretações sobre o assunto”.

O Poynter Institute dinamizou uma rede de organismos de fact-checking (entre os quais se conta este programa El Objetivo), que já conta 35 membros, de 27 países, em torno de um compromisso de transparência sobre a sua metodologia, fontes e uma “política de correcções aberta e honesta”.

 

O artigo de Natalia Hernández, na íntegra, no site da APM

Connosco
Novo presidente da ERC abstém-se de comentar “dossier” Altice - TVI Ver galeria

Tomou posse, na Assembleia da República, o novo Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, tendo como presidente o juiz-conselheiro Sebastião Póvoas. Instado pelos jornalistas a pronunciar-se sobre a questão sensível da compra da Media Capital pela Altice, o magistrado afirmou: “Eu não conheço os dossiers, tomei agora posse; são dossiers complexos e eu venho de uma área em que só nos pronunciamos depois de ler, consultar, ouvir e estudar, e é assim que vou fazer.” O parecer que competia à ERC tornar público, sobre esta matéria, não chegou a ser dado por falta de acordo entre os três membros que estavam em funções até agora.

Sobre a “decadência das redacções”, a dúvida de ser jornalista Ver galeria

“A decadência das redações e a diminuição do número de alunos cursando jornalismo apontam na direção da extinção da profissão de repórter?” A pergunta é do jornalista brasileiro Carlos Wagner, que compara a situação que encontrou há 40 anos, quando começou a sua carreira de repórter de investigação, com aquela que hoje enfrentam os novos candidatos. Para a geração dos seus pais (a mãe opunha-se a que ele seguisse este caminho), “os jornalistas tinham fama de bêbados, boémios, comunistas e de ‘língua de lavadeira’.” Mas “a preocupação dos pais da geração de repórteres que entra na faculdade no próximo ano é se ainda existirá a profissão quando o filho acabar o curso”. No Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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09:00 @ Cenjor,Lisboa
03
Jan
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