Segunda-feira, 16 de Setembro, 2019
Media

Programa de TV em Espanha pioneiro na “verificação de factos”

Informar com rigor é o primeiro dever de qualquer jornalista. Em caso de erro involuntário, ou de imprecisão, o segundo dever é o de corrigir o seu próprio texto. A profusão de situações em que já não se sabe bem se o engano foi involuntário ou intencional, muito ampliada pela velocidade da revolução digital, deu mais protagonismo à necessidade de verificação constante dos factos. Uma jornalista espanhola que participa, desde o início, no desenvolvimento desta disciplina no país vizinho, conta como tem sido. O trabalho de Natalia Hernández vem publicado na mais recente edição de Cuadernos de Periodistas, da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

Segundo um estudo do Reuters Institute, que a autora cita, o chamado fact-checking chegou à Europa em 2005, sendo o blog do Channel 4 News, para cobrir as eleições gerais no Reino Unido, um dos primeiros exemplos de verificação de factos deste lado do Atlântico. 

Em Espanha apareceu um pouco mais tarde, em 2013, quando Ana Pastor, usando a sua experiência na CNN, passou a apresentar El Objetivo no canal La Sexta (onde é redactora Natalia Hernández).O programa mistura “entrevistas duras e incisivas”, segundo esta explica, com “reportagens e secções que permitem a todo o momento controlar os representantes políticos” pelo que disseram ou fizeram. 

O formato do programa é inovador, “sem mesas de painel ou debates de opinião”. Ana Pastor e Natalia Hernández apresentam juntas a secção “Provas de Verificação”, expondo os dados e vídeos num monitor de grande dimensão.

Natalia Hernández descreve o modo de trabalho da equipa e afirma:

“Uma vez decidida a nossa aposta, interessa-nos saber se o político é reincidente. E também contrapor a opinião do seu opositor sobre o mesmo assunto. Nestes casos é muito comum encontrar falta de rigor e manipulação. Cada um usa os dados segundo o seu capricho. Retorcem-se muito os números, ainda mais em campanha eleitoral.”  

A investigação procura sempre as fontes oficiais e os melhores peritos em cada matéria, “para que nos indiquem possíveis interpretações sobre o assunto”.

O Poynter Institute dinamizou uma rede de organismos de fact-checking (entre os quais se conta este programa El Objetivo), que já conta 35 membros, de 27 países, em torno de um compromisso de transparência sobre a sua metodologia, fontes e uma “política de correcções aberta e honesta”.

 

O artigo de Natalia Hernández, na íntegra, no site da APM

Connosco
Portugal entre os que menos pagam por jornalismo na Internet Ver galeria

“Em Portugal, o número de consumidores de notícias que pagam por jornalismo online baixou 2% em relação ao ano passado. Hoje são apenas 7% o total de leitores pagantes. Se considerarmos apenas os que têm uma assinatura recorrente, o número desce para 5%”, refere João Pedro Pereira, num artigo do jornal Público, intitulado “Quem Paga o Poder”.

O colunista lembra que após a massificação da Internet, ocorrida na década de 90, do século passado, começaram as quebras nas vendas de jornais e revistas. Os números do Instituto Nacional de Estatística, revelam que o número total de exemplares vendidos caiu 40% entre 2011 e 2017.

A grande quebra nas vendas de jornais foi acompanhada da redução, também drástica do segmento da publicidade, que, segundo o mesmo Instituto, caiu 41% entre 2008 e 2017.
O dilema dos conteúdos pagos como resposta à quebra de receitas Ver galeria

 

Num contexto de crise, o conteúdo pago ganha maior relevo, sendo considerado um mal necessário por muitos órgãos de comunicação social.  Mas será que é possível haver qualidade nos textos patrocinados? Esta é a questão levantada por Lívia Souza Vieira, num artigo reproduzido no site do Observatório de Imprensa do Brasil, com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.

A professora de jornalismo, cita The  New York Times e a revista The Atlantic, como exemplos de duas publicações de referência, onde esse passo para a qualidade parece ter sido dado.

O primeiro, quando publicou uma peça paga pela Netflix, sobre as particularidades do sistema prisional feminino, integrado numa campanha da série televisiva, “Orange is the new black”, que teve a vantagem de abordar um tema normalmente esquecido pelas agendas.

No segundo caso, salienta-se o facto de a publicação ter revisto e actualizado as regras e procedimentos para publicação de conteúdos pagos.

O Clube


Retomamos este site do Clube num ambiente depressivo para os media portugueses. Os dados da APCT  que inserimos noutro espaço, relativos ao primeiro semestre do ano, confirmam uma tendência decrescente da circulação impressa, afectando a quase totalidade dos jornais.

Pior: na maior parte dos casos a subscrição digital está longe de compensar essas perdas, havendo ainda situações em vias de um desfecho crítico.


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Opinião
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As limitações do nosso jornalismo
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