Sábado, 18 de Janeiro, 2020
Media

Grupo Le Monde volta aos lucros

 

O Grupo Le Monde voltou aos lucros em 2016, ao apresentar resultados de exploração positivos por comparação com 2015.

A boa notícia foi confirmada pelo presidente do Grupo, Louis Dreyfus, ao revelar que no conjunto o Grupo deverá registar um resultado de exploração de 4 milhões de euros, contra 3,8 milhões de euros em 2015.

O Grupo sofreu uma restruturação profunda em 2015 que passou, designadamente, pelo emagrecimento dos seus custos.

O jornal Le Monde deverá registar em 2016 um volume de negócios em ligeira baixa, de 190 milhões de euros contra 195 milhões em 2015.

O quotidiano, fundado em 1944, conta actualmente com 120 mil assinantes nas sua versão digital (mais 30% em um ano), num total de 200 mil assinantes.

Entretanto, outra publicação do Grupo, L’Obs recuou cerca de 13% em França, entre Outubro de 2015 e Setembro de 2016. Contudo, Louis Dreyfus diz-se “optimista” m relação ao futuro do magazine, perante os dados mais recentes de audiência.

O Grupo prevê concentrar os seus 1400 colaboradores, em finais de 2018, na nova sede, que será edificada próximo da gare de Austerlitz, onde acabaram de adquirir o terreno.

Diz Louis Dreyfus: “é um projecto de cerca de 200 milhões de euros, que nos deve ajudar a mudar de escala”.

 

Connosco
Novas ferramentas para gerir os "media online" Ver galeria

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) divulgou uma nova ferramenta para moderadores online dos media lidarem com situações de abuso que ocorrem nas redes sociais. 

As ferramentas e estratégias para gerir os debates no Facebook e no Twitter fazem parte da plataforma do IPI Newsrooms Ontheline, que reúne várias sugestões sobre como combater o assédio online contra jornalistas.

O objectivo é explicar de que forma os moderadores podem gerir as redes sociais e como devem aplicar essas ferramentas, bem como as opções disponíveis pelas próprias plataformas das redes, de forma a conseguirem dar resposta ao abuso online e às ameaças contra os media e jornalistas individuais.
As medidas definidas são o resultado de várias entrevistas com peritos em audiências dos principais media da Europa. Devido à constante evolução, estas estratégias estão sujeitas a revisão e actualização constantes.

A maioria dos peritos, consultados pela IPI, salienta que existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para a moderação de mensagens abusivas no Twitter, entre as quais o muting e o bloqueio. 

Em relação ao Facebook, os moderadores podem apagar os comentários, esconder comentários com conteúdo abusivo, banir um utilizador das páginas do medium, remover o utilizador de uma página, desactivar os comentários, bloquear determinadas palavras ou, ainda, reportar uma página ou um post.

Crise gera em Espanha modelos jornalísticos inovadores Ver galeria

A indústria do jornalismo em Espanha está em crise há mais de uma década. O colapso do crescimento económico afectou todas as áreas. Os fabricantes reduziram orçamentos de publicidade, o desemprego reduziu o poder de compra das famílias, que, por sua vez,  diminuíram as suas despesas, incluindo as dos meios de comunicação social.
O autor analisa os novos modelos de projetos que procuram responder aos desafios informativos actuais,  com apostas diferentes dos convencionais, baseados na verificação informativa, no uso dos mecanismos de transparência, na contextualização informativa, no jornalismo de dados ou na visualização.

Os meios de comunicação social também reduziram as suas despesas, entre 2005 e 2008, pelo menos 12 200 empregos foram suprimidos, segundo dados do Relatório da Profissão Jornalística de 2015. E em 2018, o investimento em publicidade ainda era 30% inferior ao de 2008.

O Clube

Ao retomar a regularidade de actualização deste site, no inicio de outra década, achámos oportuno proceder ao  balanço do vasto material arquivado, designadamente, em textos de reflexão sobre a forma como está a ser exercido o jornalismo,  no contexto de um período extremamente exigente  para os novos e velhos  “media”.

O resultado dessa pesquisa retrospectiva foi muito estimulante, a ponto de termos sentido  ser um imperativo partilhá-la, no essencial,  com quem nos acompanha mais de perto, sendo, no entanto,  recém-chegados. 


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Opinião
Apoiar a comunicação social
Francisco Sarsfield Cabral
O Presidente da República voltou a falar na necessidade de o Estado tomar medidas de apoio à comunicação social. Marcelo Rebelo de Sousa discursava na apresentação de um programa do “Público” para dar a estudantes universitários acesso gratuito a assinaturas daquele jornal, com o apoio de entidades privadas que pagam metade dos custos envolvidos. O Presidente entende, e bem, que o Estado tem responsabilidades neste campo e...
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