Sexta-feira, 10 de Julho, 2020
Media

Balanço e razão em 366 "links" sobre um ano de verificação de factos noticiosos

Este ano de 2016 foi o ano da “pós-verdade” ou do “pós-facto”, como alguns observadores preferem? O facto é que o debate sobre a autenticidade dos factos no jornalismo raramente foi tão fracturante e animado como ao longo de 2016. Para nos orientar nesta paisagem tumultuosa, Poynter.org, o site do Poynter Institute for Media Studies, organizou uma lista de 366 links, um por cada dia, que remetem para igual número de sites esclarecedores de tudo aquilo que não sabíamos a quem perguntar.

O texto de introdução conta como, na última década, mas muito especialmente nas últimas eleições presidenciais nos EUA, este trabalho de avaliar a veracidade das afirmações dos políticos se tornou tão intenso. Por um lado, as redes sociais deram aos jornalistas ferramentas para contestar os políticos em tempo real. Mas, ao mesmo tempo, “as plataformas digitais proporcionam vectores mais eficientes do que nunca para disseminar as falsidades. É este o paradoxo dos fact-checkers: mesmo no momento em que adquirem novos poderes para pedir contas aos políticos, as mentiras tornam-se mais persistentes do que nunca”. 

Não cabe aqui descrever a lista completa dos 366 sites  -  que é, aliás, fácil de usar, como um dicionário, ou uma lista telefónica, embora sem o apoio de uma ordem alfabética. Citamos uma meia dúzia, só para abrir o apetite. 

Comece pela história da ascenção do fact-checking político nos Estados Unidos, incluindo uma entrevista com o seu autor, Lucas Graves. Há depois um relatório do Reuters Institute sobre esta arte na Europa e outros estudos sobre países específicos, como Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Coreia do Sul, Irlanda do Norte, Reino Unido e, naturalmente, vários sobre os EUA. 

Há colaboração entre muitos destes grupos de verificação e, no mês de Junho, realizou-se em Buenos Aires um congresso de mais de 100 fact-checkers de 41países. 

Depois as sondagens: há para todos os gostos, incluindo uma que revela que só 29% dos votantes acreditam no fact-checking realizado pelos próprios media

Depois o factor psicológico: muitas pessoas são crédulas e deixam-se enganar. Um dos estudos indica que quanto mais vezes lermos uma coisa falsa, como “um sari é um kilt”, mais ficamos perto de pensar que talvez seja verdade... 

O leitor que percorrer esta lista vai encontrar, evidentemente, muitas polémicas que atravessaram as eleições presidenciais nos EUA, vai reler muitas coisas que o Presidente-eleito Donald Trump disse ou prometeu fazer, vai encontrar o debate sobre o papel das redes sociais e as fake-news do Facebook, sobre as tentativas de criar legislação que possa controlar o fenómeno e até sobre os mecanismos digitais para fazer um fact-checking automático. 

Boa navegação neste oceano.

 

Connosco
Empresas de "fact-checking" empenhadas em travar "fake news" Ver galeria

As empresas de “fact-checking” continuam empenhadas em combater a desinformação sobre o novo coronavírus e em travar novas vagas de “fake news”.

Com este objectivo, a CoronaVirusFacts Alliance, que reúne dezenas de organizações de verificação de factos, aliou-se à academia, de forma a conseguir analisar as principais tendências da “infodemia”, bem como os seus efeitos na sociedade.

A aliança de “fact-checkers” seleccionou, então, os projectos das Universidades de Minas Gerais, Wisconsin-Madison, Dartmouth, MIT, e Texas, cada um com objectivos específicos.

O representante Universidade de Minas Gerais ficará responsável por catalogar os diferentes tipos de notícias falsas, para que seja mais fácil identificar padrões de desinformação.

Na Universidade de Wisconsin-Madison, as duas investigadoras seleccionadas vão estudar a utilidade dos infográficos no combate das “fake news” e as diferenças entre os “fact-checkers” de cada país.

Já no MIT, serão analisadas notícias facciosas divulgadas, através do Whatsapp, em países do sul asiático.



Jornalistas independentes em Hong Kong podem vir a ser expulsos Ver galeria

Os jornalistas estrangeiros radicados em Hong Kong podem vir a ser expulsos do território,  caso “cruzem a linha” ao reportarem pedidos pela independência da região, advertiu Charles Ho, membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

“Se um jornalista promover apelos pela independência de Hong Kong, é óbvio que será expulso”, afirmou Ho, que é, também, chefe do grupo de imprensa de Hong Kong Sing Tao News Corporation. “Hong Kong continuará a gozar de liberdade de expressão e os jornalistas ainda serão capazes de reportar sobre questões de independência, mas não deverão ser vistos como motivadores da causa”.

Recorde-se que a China aprovou, recentemente, a lei de segurança nacional de Hong Kong, visando punir “actos de secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras para pôr em risco a segurança nacional”.

O documento exige, ainda, que o governo de Hong Kong reforce a “orientação, supervisão e regulamentação” da imprensa local.

O documento foi aprovado na sequência repetidas advertências do poder comunista chinês contra a dissidência em Hong Kong, abalada em 2019 por sete meses de manifestações em defesa de reformas democráticas e quase sempre marcadas por confrontos com a polícia, que levaram à detenção de mais de nove mil pessoas.


O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Francisco Sarsfield Cabral
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Agenda
27
Jul
Jornalismo ético como garantia de democracia
09:30 @ Universidade de Madrid
14
Set
15
Out
Conferência sobre a história do jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
18
Out
Conferência World Press Freedom
10:00 @ Países Baixos -- Hague