Quinta-feira, 17 de Janeiro, 2019
Estudo

A imprensa continuará em 2017 a perder receitas publicitárias

O “bolo” publicitário deverá crescer 4,8% no próximo ano, num valor estimado de 543 milhões de euros, embora com uma distribuição assimétrica pelos diferentes meios, de acordo com a projecção da Mediabrands.

O mesmo estudo indica que o mercado publicitário português vale cerca de 518 milhões de euros e terá crescido 4,7% em 2016.

De acordo com dados divulgados pelo site Meios & Publicidade, prevê-se que o sector da imprensa continuará em contracção. Nessa perspectiva, os jornais deverão perder até 23% de investimento de publicidade, passando dos 23 milhões de euros, em 2016, para os 18 milhões no próximo.

As revistas não serão também poupadas, devendo cair dos 23 milhões de receitas de publicidade, este ano, para 20 milhões em 2017, ou seja, menos 15%.

As previsões das agências de meios do grupo Interpublic não são mais optimistas, apontando para uma quebra de 8 milhões de euros na receita da publicidade em papel.

Em contrapartida, prevê-se que o digital continuará a subir no próximo ano, estimando-se um aumento da ordem dos 20% para os 122 milhões de euros de publicidade.

No tocante ao desempenho da TV por assinatura haverá um incremento de 8% para os 56 milhões.

A TV em sinal aberto deverá subir três por cento para os 225 milhões. A rádio continuará no positivo (+3% passando a captar 37 milhões.

O out of home valerá 63 milhões em 2017 (+2 por cento face a 2016).

A concluir o ano, verifica-se que a TV é o principal meio de captação de publicidade, assumindo uma fatia de 261 milhões. Logo a seguir, aparece o digital com 101 milhões. E depois, o out of home com 62 milhões.

No fim da lista das receitas publicitárias, aparece a imprensa (jornais e revistas) com 46 milhões, e a rádio com 36 milhões de euros.

A quebra de facturação de publicidade é o outro lado da crise da imprensa, já flagelada pela migração de leitores.

 

 

 

Connosco
António Martins da Cruz em Janeiro no ciclo de jantares-debate “Portugal: que País vai a votos?” Ver galeria

O próximo orador-convidado do novo ciclo de jantares-debate subordinado ao tema “Portugal: que País vai a votos?” é o embaixador António Martins da Cruz, um observador atento, persistente e ouvido da realidade portuguesa, que aceitou estar connosco.

A conferência está marcada para o próximo dia 24 de Janeiro na Sala da Biblioteca do Grémio Literário, dando continuidade à iniciativa lançada há cinco anos pelo CPI -  Clube Português de Imprensa, em parceria com o CNC – Centro Nacional de Cultura e o próprio Grémio.

Político e diplomata, António Manuel de Mendonça Martins da Cruz nasceu a 28 de Dezembro de 1946, em Lisboa. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, fez ainda estudos de pós-graduação na Universidade de Genebra, na Suíça.

Edição especial de "Charlie Hebdo" no aniversário do atentado Ver galeria

A revista satírica francesa Charlie Hebdo recordou o atentado de 7 de Janeiro de 2015, contra a sua redacção, publicando uma edição especial com a capa acima reproduzida, mostrando a imagem de um cardeal católico e um imã muçulmano soprando a chama de uma vela. Partindo desta imagem, o jornalista Rui Martins sugere que “ambos desejam a mesma coisa, em nome de Jesus ou Maomé: o advento do obscurantismo, para se apagar, enfim, o Iluminismo e mergulharmos novamente num novo período de trevas”.

Segundo afirma, “esse número especial não quer apenas relembrar a chacina, Charlie Hebdo vai mais longe”:
“Esse novo milénio, profetizado pelo francês André Malraux como religioso, será mais que isso. Será fundamentalista, fanático, intolerante e irá pouco a pouco asfixiar os livres pensadores até acabar por completo com o exercício da livre expressão.”

No Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube

O Novo Ano não se antevê fácil para os media e para o jornalismo.

Sobram os indicadores pessimistas, nos jornais, com a queda acentuada de  vendas,  e nas televisões, temáticas ou generalistas, com audiências degradadas e uma tendência em ambos os casos para a tabloidização, como forma  já desesperada de fidelização de  leitores e espectadores, atraídos por outras fontes de informação e de entretenimento.


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Opinião
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